domingo, 15 de agosto de 2010

Apologia ao domingo!

Já ouvi muita gente dizer que odeia o domingo, eu adoro!

As pessoas costumam odiá-lo porque, teoricamente, nesse dia não tem nada pra fazer ou porque depois dele, aproximadamente 8 horas depois, todos deverão voltar ao trabalho. Vou contar porque adoro o domingo falando um pouco do meu domingo...

Gosto de deixar o despertador ativado para o mesmo horário que costumo acordar durante a semana, 5h30, afinal não poderia me privar da delícia que é saber que eu não preciso levantar e que posso dormir mais 10 minutos, meia hora, 3 horas, o quanto eu quiser. Enfim, depois que dormi o quanto meu corpo desejou - o que não é muito- costumo acordar por volta das 8h30, então alguns domingos eu me animo a comprar pão fresquinho, às vezes prefiro não resistir a minha enorme preguiça matinal, daí como pão amanhecido mesmo, assisto um pouco de cultura inútil e ai sei lá, depende do dia, às vezes leio um livro, às vezes escrevo no blog, às vezes fico proseando no MSN, dançando no quarto, fazendo caras e bocas no espelho ou fico à toa mesmo, pensando na vida... faço tudo isso vestindo meu confortável pijama, gosto de ficar de pijama ou camisola (depende!) o domingo todo - se me der vontade - hoje eu fiquei, também não passei meus cremes hidratantes, tônicos e bloqueador, também não penteei o cabelo...tudo bem! meu cabelo nem precisa, mas se precisasse eu não pentearia...é domingo rs. Na hora do almoço como comida gordurosa e refrigerante sem culpa e depois uma sobremesa bem doce e pesada, sinto-me cheia o dia todo e depois como mais um pouquinho – porque é de noite – de comida gordurosa na jantar. Ahh!!esqueci de falar, depois do almoço gosto de assistir filmes, adoro quando não consigo resistir e me rendo àquele soninho depois do almoço. Também adoro domingos em que fico totalmente sozinha... estranho, mas acredito que doses homeopáticas de solidão fazem bem ao equilíbrio emocional das pessoas, já escrevi sobre isso no blog (“No cárcere da hiprocrisia”). Vocês devem estar se perguntando, mas o que essa rosa vê de tão excepcional em coisas tão bananais? Trata-se das coisas simples da vida, da felicidade nas pequenas coisas e, principalmente, de fazer valer nossas vontades inúteis, despreocupadas e autênticas, afinal quantas vezes, durante a semana, fazemos coisas que não queremos? Também as fazemos no domingo, tem muita gente que trabalha de domingo, mas não importa, o que eu quero dizer é que precisamos nos permitir ficar à toa, vegetando no sofá, se essa for nossa vontade, e não ficarmos preocupados com a ideologia do Carpe Diem ou com a culpa do sendetarismo. Como o domingo é um dia em que eu não preciso trabalhar, gosto de simplesmente fazer o que quero, na hora em que quero, do jeito que quero. Domingo é o dia em que meu querer fala mais alto que os compromissos marcados, que o padrão de vestimenta, que a preocupação estética, que toda essa droga que ingerimos, paulatinamente, no viver em sociedade.

Bom, acho melhor eu parar por aqui, estou começando a ficar revoltada e não quero isso no meu domingo. Eu sei que tem gente que vai pensar nem todo mundo pode ser dar ao luxo de fica um dia à toa, sei de tudo isso, compreendo todas as mazelas da sociedade, apesar da minha vidinha “fácil”etc etc...mas como eu disse é o meu domingo... vou pensar apenas no que estou com vontade!!!!

Deixo uma pergunta...

Como estão seus “domingos”?

5 comentários:

Rhosa disse...

Fera !

Anônimo disse...

Texto formidável. Embora meus domingos sempre sejam... endomingantes... rs

Carlos disse...

O tema do texto é muito pertinente, uma vez que estamos vivendo tempos de produtivite, doença comum no capitalismo. Essa doença é produtora de um tipo de miséria: a miséria do tempo. Ela corrói nossa autoderminação, e as pessoas ficam anestesiadas, afogadas em trabalho, pedindo que o dia tenha 36 horas.
Percebi que o tema mexe com você. Acho que sua conversão para Sociais é uma questão de tempo. Mas parece que no meio do texto você pirou e ligou a sua metralhadora contra todahipocrisiadestasociedadecaretacorjadeiludidospelegosdaporra. Tente respirar, agressividade literária afugenta alguns leitores, justamente aqueles que precisam refletir sobre isso.
Mas seu blog é muito bom, os temas são muito pertinentes, e o nome então... Vou continuar lendo.
É sempre um prazer conhecer gente como você, compartilhar idéias e trabalho. Vai deixar saudade. Vê se não some!!!
Bj.

Eduardo disse...

É domingo é bom sim, concordo... gostei da parte que solidão faz bem, é bom pensar na vida, e sozinho se faz isso, viaja nas possibilidades!
Acho que não gosto muito do domingo o fato de o fds estar acabando, mas ainda temos mais um dia né, então qual o problema aproveitá-lo? rs
Muito bom o texto!

Marcelo disse...

Adorei o texto e acho muito louco esse fato de vivermos de vésperas.....por exemplo, o Domingo fica horrível se vc pensar na segunda feira....as prévias das férias são, muitas vezes, melhores do que as próprias férias. Gosto muito qdo fala de ´´permitir-se ficar sem fazer nada``, pois muitas vezes é só do que precisamos.