terça-feira, 23 de junho de 2009

Como você "come" sua vida?



Engraçado como em conversas descontraídas e desinteressadas surgem grandes pensamentos. O tema deste post surgiu em meio a pizzas e refrigerantes, onde se discutia os hábitos de uma comilona assumida... eu. Comer sempre foi um prazer para mim, porém já tive meus altos e baixos com este hábito essencial à sobrevivência. No entanto, este dia me fez ver este hábito com outros olhos, uma das pessoas na mesa – apaixonada pela arte de cozinhar – disse algo intrigante... “– Para mim a forma como as pessoas comem diz muito sobre como elas vivem suas vidas”... frase simples e cheia de significações.
Essa frase me fez pensar sobre meus hábitos e de maneira reveladora, realmente a forma como me alimento tem muito a ver com a forma como vivo minha vida. Assim, adequando o sábio ditado indiano “você é aquilo que come” ao tema deste post...”você é como você come”.
Nossa relação com a comida é inerente e essencial, precisamos dela para viver e não podemos mudar isso, mas a forma como comemos pode mudar e muito. Muda de pessoa para pessoa, de cidade para cidade, de país para país, de idade para idade, de macho para fêmea, assim como a forma que vivemos. Podemos comer rápido, podemos viver rápido, podemos comer variedade, podemos viver variando, podemos deixar de comer, podemos deixar de viver. A minha forma de comer a vida, ou melhor, a forma como eu quero comer minha vida, se resume em uma frase: - Quero sentir os sabores e dissabores da vida, antes que não possa mais sentir. Quero experimentar cada pedacinho da vida, cada gosto amargo e doce, cada creme, cada crocante, cada mistura de tudo. Algumas pessoas fazem isso, outras apenas engolem a vida como algo que deve entrar simplesmente, não como algo que deve ser degustado e apreciado. Para algumas pessoas – obesas mórbidas, anorexas, bulêmicas - a comida é fonte de angústia e dor, assim como a vida, elas não conseguem encontrar prazer na hora de comer, e não conseguem comer a vida com prazer.
A vida, assim como cada alimento (frutas, cereais, legumes, verduras, massas, carnes), é rica em sabores e texturas, cada um deles e misturas deles são únicos em sabores, por isso não deixe de experimentá-los. E ainda que não goste, pelo menos poderá ter a certeza que se alimentou bem de sua vida.

Por isso, fica a pergunta...COMO VOCÊ COME SUA VIDA?



OBS: Como podem ver pelo tamanho deste post, diferente do anterior...conseguir evitar a prolixidade rsrs.

3 comentários:

carolinda disse...

Bom, tem pessoas que tem rejeição a certos alimentos os quais não pode comer, tem pessoas que são gordas e não podem comer de tudo o que gostariam, mas , isso prejudica a vivência delas?
creio que a alimentação pode ter muito a ver com a vida sim, mas se a pessoa encara a alimentação como fonte de seu prazer, e não apenas como um momento de repor energias sem mais delongas.

vai de cada um.

Temo disse...

a cada momento da vida, eu como de jeito diferente...
tudo conforme a culinária...
As vezes de talher, as vezes só com colher ou até mesmo com as mãos!

O importante é sempre se deliciar, e saciar a fome!
Palavras de um aspirante a cozinheiro!

=]

Thiago disse...

Puxa Jagunça, falou bonito nesse seu post hein!
De fato, acho que não apenas o ato de comer, mas tudo que a pessoa faz revela um pedaço de quem ela é... Como disse o mestre chinês Lao-Tzu, "A alma não tem segredo que o comportamento não revele."
Também faz tempo que não vejo seu blog, e pelo que vi ele evoluiu bastante! Parabéns!
Valeu pelo apoio! Beijos!