segunda-feira, 4 de maio de 2009

A linha tênue entre força e arrogância.

Olá caros leitores! Por incrível que pareça estou conseguindo manter o objetivo de postar pelo menos uma vez por mês. Então vamos ao post deste mês, vale lembrar aos leitores que não deixam comentários... opiniões, críticas e sugestões são muito bem vindas, e aos que deixam comentários muito obrigada.

A linha tênue entre força e arrogância.


Poucos são os que entendem e menos ainda os que procuram entender, mas existe uma linha muito tênue entre força e arrogância. É sobre esta linha que irei postar hoje.
Uma pessoa arrogante provoca no mínimo distanciamento, que pode evoluir para aversão e finalmente estigma. Mas existe uma característica humana que sempre admirei que poderia fazer a diferença neste processo... a ponderação. A ponderação é o cerne da minha “teoria” da complexidade, haha...como já fui criticada e crucificada por essa teoria. Hoje encaro a vida com mais simplicidade, mas o entendimento da complexidade dela me fez vê-la simples. Nossa está ficando complicado este post rsrs, mas é simples, vou utilizar um exemplo representativo:
Raspadinha...para quem não sabe é uma deliciosa bebida feita de gelo raspado, uma colher de leite condensado e essência de uva, ou melhor – como eu gosto – um pouco de essência de uva e um pouco de essência de abacaxi e para consumí-la um canudinho, tudo do mais barato...para mim é a bebida perfeita em uma tarde quente e custa 1,00; putz!! quer coisa mais simples que isso!!!!
Enfim perto de outras tantas bebidas mais elaboradas...mas pensando no ingrediente, aparentemente, mais simples...o gelo – água congelada a 0oC raspada... aparentemente simples, mas começamos a olhar para o senhorzinho que faz a raspadinha, quantas vezes seus braços já frágeis rasparam aquela enorme barra de gelo e onde será que ele compra aquela barra, onde ela é congelada, quais os cuidado de higiene, de onde vem a água, de que fonte, como se formou esta fonte, qual é a formula química da água, quais são as forças químicas que a fazem água e mais ainda quais as forças físicas que a fazem gelo...ufaaa...tem muito mais, posso ver muita complexidade em um gelo raspado!
É isso que defendo em minha “teoria” da complexidade, pois é na capacidade de ver o mundo dessa forma que se desenvolve a capacidade de ponderar.
Agora...usando a ponderação e a “teoria” da complexidade ao conhecer uma pessoa arrogante, pergunto-me: - Por que tanta arrogância? Recentemente me ocorreu que a arrogância tem uma forte relação com a força, e que a força tem uma forte relação com a fraqueza, essas relações são praticamente óbvias, mas o que não era óbvio antes é que uma pessoa pode inconscientemente tornar-se arrogante porque na verdade sente-se forte, não mais forte que os outros, mas muito mais forte do que um dia já foi, e esta sensação pode ser ainda maior quando essa pessoa consegue se auto-resgatar de uma situação de extrema fraqueza física, intelectual e emocional. Por isso digo, às vezes, uma pessoa arrogante é apenas uma pessoa que depois de ser muito fraca deixa extravasar a grande força que sente em seu coração, neste momento a linha tênue que separa sentimento de força e arrogância pendeu para este último, mas isso é totalmente aceitável, já que nós seres humanos nem sempre conseguimos controlar nossas exterioridades. Mas a ponderação pode ser uma boa arma contra esse desequilíbrio...aos que julgam ela serve para ver a complexidade das atitudes alheias, e aos arrogantes para tentar controlar suas atitudes “arrogantes”.

Nossa complexo este post né!? rsrsr


Obs: A “teoria” da complexidade ainda esta em processo de formulação rsrs.

2 comentários:

Eng. Agrônomo Fernando Delavia disse...

Que texto complicado! Mas sei lá, não concordo que uma pessoa arrogante se sinta forte. Normalmente a arrogância está ligada a teimosia e uma pessoa arrogante sempre coleciona fracassos na vida: perde amigos, contratos, empregos etc.
Normalmente as pessoas de grande arrogância não possuem integridade, vacilando e mudando de opinião conforme a situação. Geralmente se sentem depressivas e para ficar por cima se mostram arrogantes. Então não vejo-as como se sentindo fortes, mais sim melhores do que os outros, a ultima bolacha do pacote rs. Beijos Jags

MARMITA disse...

Marmita, eu de novo, imaginou que eu não veria esse blog né, pois é eu vejo.
Saudade de vc marmita, por incrível que possa parecer.
Estou arrependido de não ter feito uma coisa que eu queria ter feito.
CUlpa sua marmita, afinal marmita sempre é marmita.
BEJIM