sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Compreensão e respeito

Finalmente mais um post..devagar e sempre rsrs!!!

Compreensão e respeito

Há alguns dias fui surpreendida por um elogio um tanto inusitado, apesar deste post ter um toque egocêntrico, não consegui evitar que os pensamentos brotassem e por isso aqui estou escrevendo de novo. O mais interessante é que esse elogio veio de uma pessoa que me conhecia há poucos minutos e, no entanto, decifrou parte de mim, coisa que muitas vezes nem as pessoas que passam a vida inteira ao nosso lado conseguem fazer.
Além disso, essa situação me fez questionar sobre como estou e quem sou hoje, algo que há muito tempo eu não queria questionar, por cansaço e desinteresse. E mais ainda, o elogio me fez lembrar de uma poesia que escrevi há 5 anos.

EU

A contrariedade,
A incerteza,
A não aceitação,
A ficção,
Simplesmente um alguém,
Que não é ninguém.

Pois é, já escrevi isso e com toda a força de minha alma era assim mesmo que me sentia. Então um belo dia, um homem comum e desconhecido, mas muito observador me chamou de harmoniosa, disse que minha cor preferida era azul, perguntei por que e ele disse porque é a cor da harmonia e que eu era harmoniosa. Fiquei encantada por esse elogio e gostei muito. Mas depois, como é de praxe, comecei a questionar...o que estou transparecendo para que alguém veja harmonia em mim? uma pessoa que escreveu o poema acima pode ser chamada de harmoniosa? Se ele me conhecesse a 5 anos atrás estaria sendo no mínimo irônico. Mas ele não me conhecia e conversamos poucos minutos, nos quais falei muito pouco sobre mim, o que ele viu foi a maneira como eu estava “cuidando de uma festa”, como me relacionava com os convidados dessa festa e com meus companheiros de trabalho.
Já faz um bom tempo que releio esse poema, e também há muito tempo não me sinto daquele jeito, e este fato está muito relacionado com a harmonia que aquele homem viu em mim, com a harmonia que ele viu em meus atos aquele dia.
Essa harmonia nasceu de uma bem feitora chamada Compreensão e de seu indispensável ajudante chamado Respeito. A compreensão e o respeito por mim me salvaram do abismo relatado no poema. A compreensão e o respeito pelos seres humanos fizeram aquele homem ver a harmonia emanar de meus atos.
E o mais incrível é que ele compilou em uma palavra um caminho inteiro que só eu sei o quanto é complexo e cheio de palavras.
Pra finalizar...talvez eu ainda não seja tão harmoniosa quanto gostaria e nem tanto quanto aquele homem viu, mas já conheci dois importantes “parceiros”para essa caminhada a Compreensão e o Respeito.

2 comentários:

Unknown disse...

Muito bom! Nao desista de escrever...Em nossa vida sempre devemos fazer algo um pouco diferente daquilo que fomos programados a fazer...

inte + garota!!

Anônimo disse...

Uma palavra realmente pode mudar algo em nossas vidas...

Manda ver, minha querida. =]