segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Desabafo de uma ex...

Hoje quero falar de um tema que atinge um público restrito...os universitários ou melhor os ex-universitários como eu.
Já li vários textos falando sobre o antes e o depois da faculdade e putz como aquilo tudo é verdade, mas hoje vou escrever como eu me sinto depois da faculdade, porque sinto na pele essa diferença.

Pra começar a realidade parece ter mudado de cor, no mundinho da “facu” – era assim que a chamávamos – tudo parecia mais colorido e brilhante, tudo era mais “light”, mais seguro, mais flexível.
Naquele mundinho até o sol forte era menos desgastante, era um sofrimento bem aceito...todo dia ir pra “facu” naquele sol escaldante (isso para os pedestres né!?)ter várias marcas de blusas e sempre ouvir o mesmo comentário...nossa você tá morena!!! todo dia passar em frente a piscina, estagiar em frente a piscina, mas nunca estar dentro da piscina (isso especificamente para mim!)
Hoje, no pós-faculdade, a cerveja tem um gosto diferente, o bar é menos instigador, a embriaguez mais ridícula do que divertida, os bafões menos engraçados e mais vergonhosos.
Sinto falta de ir para festas com as amigas, mas só encontrá-las de vez enquando, sinto falta de dar bom dia para os guardinhas, de ver o vendedor de salgados, aquele salgado que eu sempre tinha vontade de comer, mas nunca comia, porque ia perder aquela vontade rotineira, sinto falta até de me lamentar porque haverá festa em dia de prova difícil, de ficar ansiosa antes das baladinhas, onde eu sei que estarão todos os meus amigos, colegas e paqueras. Sinto falta de ver aquelas fisionomias tão familiares, aquele semblante de unespiano, que inspira confiança, que coloca todo mundo no mesmo barco.
Eu poderia ficar horas escrevendo dezenas de folhas de tudo que sinto falta, de tudo que mudou, mas assim eu deixaria que aquela nostalgia mais dolorosa viesse à tona, e não é isso que pretendo com este post.
Eu só precisava dizer para meus amigos que foi muito bom, que nada será igual, que eu amo ter vivido isso ao lado deles, que eu guardo com enorme carinho cada ínfima lembrança daquele tempo. Quero dizer aos professores, funcionários, alunos apenas conhecidos etc etc, que eles têm um lugar muito especial em meu coração e que cada um contribuiu para meu crescimento profissional e acima de tudo pessoal.
Para os que ainda são universitários...vivam intensamente cada momento da “facu”, porque o mundo real tem um beleza diferente, é menos tolerante e mais exigente.
Até parece que estou triste, mas não estou, estou apenas me adaptando a um novo mundo, uma nova vida, que é bela também, que tem outros desafios, que exige um pouco mais de mim, mas que nem por isso deixa de ser feliz.
Mesmo com tantas diferenças e tanta nostalgia, em nenhum minuto se quer desejei que aquele tempo voltasse...acabou, esse é o sentimento...simplismente acabou...algo novo tem que começar! Agora só tenho que me acostumar com cores diferentes, com um brilho diferente, com pessoas diferentes, momentos diferentes e curtir até que esse novo momento acabe também, e assim por diante, afinal a vida é assim mesmo...mutável, findável e acima de tudo, incrivelmente linda.

8 comentários:

Unknown disse...

Jags, acima em baixo em td o q vc escreveu! Td, com ctz, faz mt sentido...

Bjim

Anônimo disse...

Isso mesmo Marmita, mas a vida continua e as marmitas tbem.

Anônimo disse...

Falo nada Marmitão!? Marmita que é marmita sempre aparece rsrsrs

Gu Pessoa disse...

Ai coração! Que lindo esse texto. Que saudade meu!
às vezes me bate um nostalgia enorme por ter interrompido meu processo em Jabuca, de não ter vivido tudo até o final!
Essa nova faculdade pra mim é diferente, é quase como o seu emprego mais opaco, porque agora pra mim a embriagues não tem a mesma textura de antes, não tem os amigos de antes(afinal, que graça tem estar bêbados sem os seus amigos???)
Bom, saudadona de você, de Jabuca.. Valeu pelo texto

Luciane disse...

É Vanessa, a vida na Faculdade é td de bom, um momento único, que como vc, também aproveitei muito. Outros momentos únicos virão, com tonalidades diferentes, mas não menos interessantes. Viva!
Te conhecer foi muito bom, cresci como orientadora e como pessoa.
Um beijão e muitas descobertas pra vc.

Brisa Rosketa disse...

Oi Jagues...
Bom o que quero te dizer é que a coisa mais importante disso td que construimos na facul, não precisa e nem deve acabar... que é a verdadeira amizade!!!! sabado é nós!!!! em festinha da facul...rsrsr
te amoooo maninha!!!!

Unknown disse...

Jagssssssss, poderia ler o texto sem saber a autora que, com certeza, descobriria que é vc... é sua cara, com suas palavras, com seu jeito... parece que te ouço recitando cada frasezinha...

Amigaaaa, força na peruca e bola pra frente!!!! O que passou esta guardado no coração e nas fotos.

Beijos e saudades!!!!

Guiliz disse...

oi jagunça.. rsrsrs...

eu sou o Guilherme, Guiliz, o de piracicaba que dançou forró contigo.
em primeiro lugar, deixe de besteira, pois dança muito bem.
segundo e seguindo:
adorei conhecer você.

jah vi seu trabalho... soh nao li td pq nao estou em condições, mas o farei, prometo... agora falta você ver o meu...



http://www.youtube.com/results?search_query=guiliz&search_type=&aq=f



=)~



na boa... eu gostaria de te conhecer melhor...

Guiliz_@hotmail.com


um beijo....