sexta-feira, 16 de março de 2012

“Onde tatuar “Coragem”?

Quero tatuar “Coragem” em alguma língua ou símbolo, mas além de todos os detalhes que ainda preciso decidir, tem um que me atormenta... em que lugar do corpo fazer? Não pode ser em qualquer lugar, tem que ser bem visível, porque uma tattoo de coragem, não demonstra coragem estando escondida. Quando decidi fazer minha primeira tatuagem, eu sabia que seria uma rosa e que deveria ser em um lugar que eu pudesse mostrar e esconder quando quisesse, ficando evidente que existia certo temor de minha parte, afinal nem todo mundo vê com bons olhos uma tattoo, principalmente no mercado de trabalho. Fazer a “Rosa Esclarecida” foi quase um ato de rebeldia, pois meu pai até hoje olha pra ela e tem um quê de decepção no olhar, mas ela também é um sinal de covardia, pois nem sempre ouso mostrá-la. Atualmente, chega a ser banal ter uma tatuagem, mas ainda sim existem preconceitos. Tatuar “Coragem” em um lugar totalmente visível é apenas um detalhe, é minha atitude diante da vida que está sendo questionada. Para mim coragem é um dos ingredientes mais essenciais para viver, sem ela passamos pela vida como meros espectadores. Quantas vezes temos que ter coragem para fazer um corte de cabelo diferente, para sair de um emprego ou desistir de uma proposta, para terminar ou começar um relacionamento? Necessitamos desse substantivo abstrato para as principais decisões da vida. Quando comecei a me questionar sobre o local da minha tatuagem, também comecei a perceber de como precisamos de coragem simplesmente para sermos nós mesmos. A vida vai pisar, criticar, elogiar e sugerir e, constantemente, nos questionaremos se devemos mudar ou não, se somos bons ou não, se essa ou aquela atitude é a causa de nossas decepções e insucessos. Nesses momentos, se faltar coragem, iremos sucumbir à hipocrisia dos covardes nos tornando apenas a imitação da vida de outra pessoa.
Ser feliz é entender e exercitar respeito, autoconhecimento e compaixão, mas nada disso faz sentido se, no momento do desafio, não tivermos coragem para lutar por aquilo que acreditamos e somos.

Por esses e outros questionamentos é que me pego às vezes pensando... “Onde tatuar “Coragem”?

PS: Não fiz a tatuagem e nem sei se farei, esse texto foi escrito já faz um tempo!

4 comentários:

Anônimo disse...

Faz a tattoo na testa, kkkkkkkkk

Reinaldo disse...

oa percepção do mundo á olhos vistos de um controle ideológico, a liberdade na diferença deixa muitos sem convicção nos seus credos, se a insegura é uma arma de dominação, a violência emocional é o refugio dos fracos e submissos.

Thaiane Bueno disse...

fez a tatuagem? estou pensando em tatuar essa palavra e enquanto buscava pelo google encontrei sua postagem hehe

Rosa Esclarecida disse...

Bom dia Thaiane! Não sei como te responder, vou responder por aqui, acabei não fazendo, mas ainda penso em fazer...valeu pelo comentário. Abs