segunda-feira, 6 de abril de 2009

Livro de auto-ajuda é para os fracos?

Apesar do insucesso do último post cá estou escrevendo novamente, percebi que para se ter popularidade neste ramo de “blogueiros” é necessário recrutar os leitores a cada novo post, arrebanhá-los por insistentes apelações melodramáticas do tipo...me leiaaaam! hehe não tenho muito saco pra isso, mas o blog trouxe um grande benefício para meu desenvolvimento intelectual, antes dele os pensamentos ficavam apenas no pensamento, eu só escrevia quando necessitava desabafar, agora não, toda idéia é um novo post, tudo bem que nem todas são escritas, mas vez ou outra o são. Que reclamem meus amigos, pois a cada discussão escutam de meus lábios...hmmm isto vai para o blog rsrsrs!

Enfim vamos ao post do mês...


Livro de auto-ajuda é para os fracos?

Livro de auto-ajuda é para os fracos?
Você concorda com essa afirmativa caro leitor?
Eu não...para mim livro de auto-ajuda é para os fortes, pessoas que se dispõem a dar um “chega pra lá” em seus problemas emocionais.
O que motivou este post foi a constatação de uma certa aversão ao termo “livros de auto-ajuda” e ao profissional psicólogo, algumas pessoas não podem nem ouvir estes nomes que já acham que estão sendo chamados de loucos, depressivos e desequilibrados, mas quem não foi um pouco disso tudo alguma vez na vida, ou melhor alguns minutos do dia, estamos vivendo em um “sociedade doente”, tá este termo eu li em algum artigo ou livro de auto-ajuda, mas uma sociedade em que pais matam e estupram seus próprios filhos e filhas, em que crianças trabalham e têm filho ao invés de brincar, em que a juventude passa horas em frente à telas de computadores bisbilhotando vidas alheias e vivendo personalidades virtuais...não é uma sociedade doente?
Algo de errado está acontecendo...vivemos em uma sociedade capitalista, individualista, egoísta e competitiva, nada disso...vivemos com pessoas capitalistas, individualistas, egoístas e competitivas, pessoas que se desdobram para entender a lógica do mercado e esquecem de entender a lógica de suas emoções, pessoas estressadas, impacientes e sobrecarregadas.
Se eu fosse discutir as características da sociedade atual e como ela adquiriu essas características deveria passar horas lendo e horas escrevendo, por isso vou apenas explanar uma percepção, fruto de minha experiência existencial. Acredito que a aversão a livros de auto-ajuda e psicólogos, instrumentos que levam a um auto conhecimento é fruto de um crescente medo existencial, as pessoas tem cada vez mais medo de si mesmas, medo de encarar suas doenças emocionais, medo de questionar os porquês de certas atitudes auto-destrutivas, medo de desenterrar os monstros das alma. O medo de enfrentar estes monstros, escondidos a duras penas, tem sido o causador das desumanidades recentes, se você apenas esconde o monstro, qualquer desatenção pode soltá-lo, agora se você o enfrenta aprende a vencê-lo e mesmo que ele continue vivo você sempre poderá vencê-lo porque aprendeu como.
Agora voltando ao título do post...Porque eu considero que livros de auto-ajuda são para os fortes...Porque o próprio nome já diz AUTO-AJUDA, quem assume que lê e tenta colocar em prática os “conselhos” dos livros é porque resolveu se AUTO-CONHECER e conseqüentemente tomou coragem para enfrentar seus monstros, porque todos temos monstros é um fato, mas nem todos admitem. Vale lembrar que muitos livros de auto-ajuda são puro charlatanismo, o que pode ser extremamente prejudicial, mas o que me deixou incomodada e incentivou este post não é o questionamento da qualidade desses livros é o preconceito em relação a eles e às pessoas que lêem, porque até estas têm vergonha de dizer...EU LEIO LIVRO DE AUTO-AJUDA, quando deveriam ter orgulho dessa postura, que ao meu ver é uma forma de demonstrar o quanto se amam, mas enfim, termino este post fazendo uma paráfrase de uma máxima popular...O PIOR DOENTE É AQUELE QUE NÃO QUER VER.

Obs: EU LEIO LIVRO DE AUTO –AJUDA.

6 comentários:

Temo disse...

Pois é... sobre sua falta de vontade em divulgar o blog, "propaganda é a alma do negócio"

=]
beijos!

Unknown disse...

Jagsss, como sempre arrebentando com os posts...
Adoro seus textos e pra quem te conhece pessoalmente sabe que isso é exatamente o que vc pensa...
Ate matei um pouquinho da saudade das suas 'filosofadas'..

hahaha

Bjaooooooooooooooooooooooo


Carol

Carolinda disse...

Com certeza.
Quem procura qualquer ajuda psicológica já se tem como forte, pois o fato de admitir-se que se tem defeitos e problemas, já mostra o quanto se é disponível a mudá-los e forte para saber de si, sem se abalar, e sim, querer mudar com isso.
livro de auto-ajuda, psicológos,são feitos para ajudar, e todo mundo precisa de ajuda.
todo mundo.

Diogo disse...

Não acredito em auto-ajuda... Auto-ajuda só ajuda o autor do livro...
Para mim o esquema é bem simples, chega um determinado momento da sua vida que você atinge seu coeficiente de ignorância, e daí pra frente você só vai conseguir caminhar se tiver ajuda de verdade, de outra pessoa... Não vai ser auto-conhecimento que irá tirá-lo do fosso, pois afinal de contas você acredita totalmente que já conheceu tudo o que tinha pra conhecer de você mesmo (coeficiente de ignorância).

É isso.

PS: E mais uma vez, eu sou do contra!

Absurdos do Cotidiano disse...

Respeito sua opinião, mas discordo totalmente, Sabe por que livro de Auto-Auda é para Fracos? Por que os que os leêm preferem se trancar em seus mundos a conversar com outras pessoas sobre suas experiências e assim crescer como pessoas e com pessoas, hoje cada vez mais nos isolamos das pessoas. quer um exemplo? sabe por que nossos filhos passam horas no video-game ou no computador? é por que nesse momento estamos lendo ou fazendo algo menos importante, como trabalho, ao invês de estar vivenciando algo com eles e cultivando o amor entre as pessoas. A palavra Fraco é muito "agressiva" para definir os que leem auto-ajuda, eu diaria que são pessoas que deveriam pensar mais sobre si mesmo e sobre as coisas, afinal, a resposta está dentro de cada um de nós.

helio disse...

Existem livros de auto-ajuda que são ferramentas poderosas para auto realizaçao
http://bit.ly/11Ke2HQ